Aula 5 de Aromaterapia

Banhos

Como usar óleos essenciais

Banhos:

Banhos terapêuticos:

No banho quente, os óleos essenciais entram em contato com a pele ao mesmo tempo em que são inalados e a absorção de suas propriedades ocorre tanto pela epiderme quanto pelo sistema respiratório.

 

Em banhos de imersão são necessárias de 15 a 20 gotas de óleo essencial para uma banheira tamanho padrão, além de 1 colher de óleo carreador,  Uma boa alternativa é fazer o óleo de banho com 10 ml de óleo vegetal de germe de trigo e 90 ml de óleo vegetal de semente de uva. Nessa mistura de 100 ml de óleo carreador, devem ser acrescentadas 75 gotas de óleos essenciais. Para misturá-los, basta agitar bem. Guarde a mistura desse óleo obtido em um vidro âmbar e use uma colher de sopa para cada banho.

 

A mesma mistura também pode ser usada no chuveiro, após a ducha. Nas duchas, os óleos devem ser aplicados no corpo todo, com o auxílio de uma bucha  em movimentos circulares, para facilitar a permeabilidade no sistema tegumentar, e alcançar a corrente sanguínea. Para finalizar, basta enxaguar-se com uma ducha de água mais fria que a usada no banho.

Compressas:

Em uma tigela, acrescente um litro de água bem quente e aproximadamente 10 gotas de óleo essencial. Mergulhe uma toalha de mão ou uma fralda de pano na tigela, retire o excesso de água e a coloque sobre a área desejada. Repita essa operação quantas vezes achar necessário. As compressas são ideais para artrites, reumatismos, dores nas ‘juntas’, de cabeça ou musculares. Para fazê-las frias, o procedimento é o mesmo.

Pomadas:

Para preparar uma receita caseira de pomada, use creme neutro e óleo vegetal. Depois de agregá-los, acrescente os óleos essenciais.

Escalda-pés ou pedilúvio:

Para refrescar pés doloridos e cansados, utilize uma bacia ou tina com 2 litros de água quente e, aproximadamente, de 10 a 15 gotas de óleos essenciais adequados, sempre diluídos em algum veículo (poderá ser sal do himalaia, vinagre e/ou óleos vegetais).

Banho de mãos ou manilúvio:

Ideal para amaciar a pele áspera. Um SPA completo para as mãos começa com uma esfoliação, para retirar as células mortas. Em seguida, coloque em uma bacia um litro de água morna, 2 colheres de sopa de vinagre de cidra (maçã) e 10 gotas de óleo essencial adequado. Mergulhe as mãos nessa mistura. Em seguida, ‘envelope-as’ com plástico filme (de uso culinário) por cerca de 20 minutos. O tratamento pode ser finalizado com a manicure completa.

Sauna:

Adicione, no borrifador, 300 ml de água e 15 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta ou eucalipto (glóbulos ou citriodora).

                                                                   www.pncursonaturopatia.com

© 2020 por K.Marvila.               Empresa www.pnatureza.com.br                                                  Nos siga nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram