O que é diabetes mellitus?


O diabetes mellitus (DM) é a doença causada pelo excesso de glicose, um tipo de açúcar, na corrente sanguínea. Existem basicamente dois tipos de diabetes:

  • Diabetes mellitus tipo 1 (DM1): uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, hormônio que ajuda o corpo a absorver e utilizar o açúcar dos alimentos. Sem insulina, os níveis sanguíneos de glicose tornam-se mais elevados que o normal, um quadro chamado de hiperglicemia.


  • Diabetes mellitus tipo 2 (DM2): uma doença crônica que ocorre pela combinação de produção insuficiente de insulina e resistência do organismo à mesma. Explicando melhor, o pâncreas do paciente produz insulina, mas a quantidade é não é a ideal e ela ainda funciona mal. O DM2 está intimamente ligado ao sedentarismo e ao excesso de peso.

No DM2, os primeiros sinais e sintomas podem ser leves e passar despercebidos. Algumas pessoas podem ter a doença de forma quase silenciosa por vários anos, vindo apenas a descobri-la de forma acidental através de exames de sangue solicitados por qualquer outro motivo. Quem nunca faz exames pode acabar descobrindo a doença muito mais tarde, quando já existem sintomas graves provocados por lesão de órgãos, como olhos, rins, nervos, coração ou pele.

O DM1, por sua vez, costuma ter sintomas iniciais mais graves e de fácil reconhecimento, motivo pelo qual a doença costuma ser identificada precocemente, antes que existam lesões de órgãos.


Gostou compartilha!



9 visualizações

                                                                   www.pncursonaturopatia.com

© 2020 por K.Marvila.               Empresa www.pnatureza.com.br                                                  Nos siga nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram